Coming Out, Lisboa: A arte saiu à rua numa iniciativa assim

Quadros quinhentistas com sumptuosas molduras douradas, não é exactamente o que esperamos encontrar nas paredes de uma qualquer rua do centro de Lisboa. Mas de há três dias para cá, e durante os próximos três meses, é o que acontece em paredes do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real.

coming out lisboa 1

A iniciativa é do Museu Nacional de Arte Antiga e dá pelo nome de “Coming Out. E se o museu saísse à rua?”.

coming out lisboa 2 coming out lisboa 3 coming out lisboa 4 coming out lisboa 5 coming out lisboa 6

As 31 obras expostas são reproduções, mas parece que já roubaram uma ou duas. O que vale é que também há quem vá espalhando outras pela cidade…

coming out lisboa 7

Pelo que vi, a iniciativa já é um sucesso, com inúmeros transeuntes a pararem para contemplar as pinturas.

coming out lisboa 8 coming out lisboa 9 coming out lisboa a 10 coming out lisboa a 11

Uma das minhas preferidas é uma pintura de 1657, de Filipe Lobo, que retrata o Mosteiro dos Jerónimos, a praia de Belém, o Palácio da Praia (onde hoje está o CCB) e alguns “tipos sociais” da Lisboa dessa época. Este quadro está no topo da Calçada da Glória.

coming out lisboa a 12 coming out lisboa a 13

No mesmo local, mas no lado oposto da Calçada, uma outra pintura, mas desta vez do início do século XIX e da autoria de Nicolas Delerive, mostra-nos a Praça da Alegria e a “velhinha” Feira da Ladra.

coming out lisboa a 14 coming out lisboa a 15

Aqui encontra um mapa com a localização das várias obras.

coming out lisboa a 16 coming out lisboa a 17 coming out lisboa a 18 coming out lisboa a 19 coming out lisboa b 20 coming out lisboa b 21 coming out lisboa b 22 coming out lisboa b 23

Related posts / Posts relacionados:

2 thoughts on “Coming Out, Lisboa: A arte saiu à rua numa iniciativa assim

  1. Mas que iniciativa interessante! Sera que os ladroes dos quadros roubados sabiam que eram replicas, ou pensariam eles que os quadros famosos estariam pendurados nas ruas sem guarda? Tive que me rir! Imagino que seja interessante para os turistas tambem.

    • Sami, se não sabiam ficam pelo menos com uma bela moldura 😉 Pelo que vi, a iniciativa é mesmo um sucesso. É surpreendente e a imagem contrastante dos quadros antigos nas ruas modernas chega a ser desconcertante. Uma boa ideia, ainda que não seja original, mas “importada” de Londres e da National Gallery.

Comments are closed.