Pinnacles Desert – um lugar único

É uma das jóias da coroa do património natural da Austrália Ocidental. E é um lugar estranho, com características que ainda intrigam os cientistas que o estudam. Chama-se Pinnacles Desert (Deserto de Pináculos) e fica a cerca de 200 km a Norte de Perth, no Parque Nacional de Nambung, perto da vila de Cervantes.

pinnacles desert 1

 Todos os anos cerca de 250.000 pessoas visitam as invulgares formações geológicas do parque.

pinnacles desert 2 pinnacles desert 3 pinnacles desert 4

Como é que os pináculos se formaram? A questão ainda está em aberto. Certo é que são compostos de calcário, proveniente dos pedaços de conchas depositados na linha da costa. Reduzidos a finos grãos de areia pela acção de agentes naturais, estas “conchas” e outros materiais provenientes dos rios foram então levados pelo vento para locais mais afastados da costa, formando dunas em locais mais ou menos inesperados.

pinnacles desert 5 pinnacles desert 6

De facto, durante a viagem de Perth para Cervantes, à medida que nos aproximamos do Parque Nacional de Nambung observamos enormes dunas de ambos os lados da estrada que corre paralela à linha de costa.

Há cerca de 500.000 anos (encontrei estimativas com valores mais baixos, mas este é o que figura no centro interpretativo do Pinnacles Desert) as areias viajaram da praia até ao interior onde formaram dunas. A água da chuva dissolveu o carbonato de cálcio proveniente das conchas, arrastando-o até à base das dunas. Depois de secar, recristalizou, formando calcário.

pinnacles desert 7 pinnacles desert 8 pinnacles desert 9

Entretanto uma camada de solo formou-se sobre as dunas, permitindo a existência de plantas. Aos poucos as raízes perfuraram o solo, depois a fina camada de duna, e finalmente alcançaram a espessa camada do macio calcário.

pinnacles desert a 10 pinnacles desert a 11 pinnacles desert a 13

Há várias hipóteses sobre o que aconteceu a seguir, mas os pináculos resultarão da acumulação de materiais em torno dos canais criados pelas raízes.

pinnacles desert a 17

pinnacles desert a 14 pinnacles desert a 15 pinnacles desert a 16

Finalmente, a chuva e o vento intervieram novamente, arrastando solo e dunas, de maneira a expor os pináculos. O “tapa, destapa” terá ocorrido várias vezes ao longo dos milénios. A última terá sido há 6.000 anos.

pinnacles desert a 18 pinnacles desert a 19 pinnacles desert b 20 pinnacles desert b 21 pinnacles desert b 22

Quaisquer que sejam os detalhes do processo geofísico, é fantástico olhar para os pináculos – alguns com mais de 4 metros de altura -, e saber que se formaram há milhares de anos por terem uma planta a crescer sobre eles.

pinnacles desert b 23

Related posts / Posts relacionados:

2 thoughts on “Pinnacles Desert – um lugar único

Comments are closed.