Penguin Island (parte 2): Os pinguins

Ilhas com praias paradisíacas e temperaturas que no Verão quase sempre ultrapassam os 30ºC. não é bem a ideia que temos do habitat de pinguins – a não ser que estejamos a falar de um filme da Dreamworks. Mas a verdade é que na Penguin Island vivem cerca de 1 200 pinguins.

little penguin 1

Conhecidos por pinguins-pequenos ou pinguins-azuis pertencem à espécie Eudyptula minor e são comuns em ilhas ao longo do Sul da Austrália e na Nova Zelândia – antes também existiam na costa, mas desapareceram devido à perturbação humana e à mortalidade provocada por cães, gatos e raposas.

little penguin 2 little penguin 3 little penguin 4

O pinguim-pequeno é, como o nome indica, pequenito, com altura média de 33 centímetros, o que faz dele o pinguim mais baixo do mundo.

little penguin 5 little penguin 6

De volta à ilha, embora existam 1 200 pinguins em liberdade vi apenas um, que descansava à sombra de umas escadas. Geralmente passam o dia no mar em busca de alimento e só regressam a terra ao entardecer, altura em que a ilha já está fechada ao público.

little penguin 7 little penguin 8 little penguin 9

No entanto, há muitos pinguins para ver (mais exactamente, 10) no Discovery Centre, pequeno edifício que funciona como centro de educação ambiental e que acolhe animais incapacitados de viver na Natureza.

little penguin a 10 little penguin a 11 little penguin a 12 little penguin a 13 little penguin a 14

É possível que o pinguim que descansava à sombra estivesse a mudar as penas. Durante este período, que dura entre duas e três semanas, estas aves não podem ir à água, pelo que andam esfomeadas e irritadiças. Não é o caso do indivíduo em baixo que, tal como os outros do Discovery Centre, também teve direito ao seu quinhão.

little penguin a 15 2 little penguin a 15 c little penguin a 15 little penguin a 16 little penguin a 17 2 little penguin a 17

No mar nadam até 8 km numa hora. Por vezes ficam alguns dias na água e afastam-se até 200 km da ilha para procurar alimento. Além de excelentes nadadores são também óptimos mergulhadores: aguentam 5 minutos sem respirar e alcançam profundidades de 60 metros.

little penguin a 18 little penguin a 19 little penguin b 20 little penguin b 21 little penguin b 22

Pesam 1,5 kg e vivem 6 a 7 anos na Natureza. Em cativeiro podem viver mais de 20 anos.

little penguin b 23 little penguin b 24 little penguin b 25 little penguin b 26 little penguin b 27

Related posts / Posts relacionados:

One thought on “Penguin Island (parte 2): Os pinguins

Comments are closed.