Safari fotográfico nocturno

O Nick, um amigo australiano que vive em  Busselton, 200 km a Sul de Perth, convidou-me para um safari fotográfico nocturno no seu quintal. Não exagero (muito) ao usar a palavra “safari”. Na escuridão do quintal, rodeados de sons dos mais diferentes animais e cobertos por um incrível céu pejado de estrelas, facilmente esquecíamos que a “civilização” estava apenas a alguns metros.

green tree frog 1

A foto deste post foi o melhor “troféu” da noite, mas não foi o único. O “modelo” é um sapo-verde-das-árvores (green tree frog) – Litoria moorei -, também conhecido por Motorbike Frog (sapo-mota), devido ao peculiar som do chamamento do macho.

green tree frog 2

Um dos aspectos mais interessantes – e desconcertante – deste anfíbio é a variabilidade de cor entre indivíduos da mesma espécie. Uns são verdes com pronunciadas manchas castanhas, outros são castanhos, outros ainda apenas verdes, lembrando a nossa rela (aliás, pertencem ambos à mesma família Hylidae). O mesmo indivíduo também muda o tom da pele como forma de camuflagem ou em resposta às condições climatéricas.

green tree frog 3

Apesar do nome, o sapo-verde-das-árvores raramente trepa a alturas superiores a 2 metros. Geralmente encontra-se no solo ou em cercas, muros e ramos de arbustos.

green tree frog 4

Mede até 8 centímetros.

green tree frog 5

Related posts / Posts relacionados:

2 thoughts on “Safari fotográfico nocturno

Comments are closed.