Lake Cave: a gruta do laguinho

A Gruta do Lago (Lake Cave) fica em Margaret River, Austrália Ocidental, e faz parte de um conjunto de 150 grutas calcárias que se estendem entre o Cabo Leeuwin e o Cabo Naturaliste. A coqueluche desta gruta é a formação geológica baptizada de Mesa Suspensa (Suspended Table).

lake cave margaret river 1

São 5 toneladas de calcite suspensas do tecto, pairando a cerca de 30 centímetros da superfície da água. Há apenas mais uma formação semelhante a esta no mundo, em França, mas parece que não está acessível ao público.

lake cave margaret river 2 lake cave margaret river 3 lake cave margaret river 4

Um dos aspectos mais interessantes desta gruta é… o exterior. No topo existe um terraço panorâmico com vista para a enorme dolina (depressão no solo), onde vivem eucaliptos com mais de 500 anos.

lake cave margaret river 5 lake cave margaret river 6 lake cave margaret river 7 lake cave margaret river 8

Conhecidos por karri, pertencem à espécie Eucalyptus diversicolor e crescem até 80 metros de altura, o que os coloca entre as árvores mais altas do mundo. Um deles jaz por terra, derrubado por uma tempestade que assolou a região há cerca de 1 mês.

lake cave margaret river 9 lake cave margaret river a 10

Na orla do terraço encontra-se o Simosthenurus occidentalis, que é como quem diz, canguru-de-face-curta (“short-faced” kangaroo), animal já extinto, descoberto primeiro numa outra gruta.

lake cave margaret river a 11 lake cave margaret river a 12

A meio da descida para a gruta – composta por uma escadaria com 315 degraus -, o guia, de mãos nos bolsos, informou-nos de que as incontáveis manchas brancas que se vêem nas paredes são teias de aranha. Cada mancha, uma teia, construída por uma minúscula aranha. Na subida ouvi outro guia explicar que cada aranha mantém e cuida da mesma teia durante toda a sua vida.

lake cave margaret river a 13 lake cave margaret river a 14

A entrada da gruta é um buraquinho. Transpô-lo obriga a algum contorcionismo, mas alguns degraus depois está-se na gruta.

lake cave margaret river a 15 lake cave margaret river a 16 lake cave margaret river a 17 lake cave margaret river a 18 lake cave margaret river a 19

Por todo o lado caem gotas de água, as mesmas que transportam o carbonato de cálcio que forma as estalactites e as estalagmites.

lake cave margaret river b 20 lake cave margaret river b 21 lake cave margaret river b 22 lake cave margaret river b 23 lake cave margaret river b 24

Um “dragão” guarda a preciosa “Mesa Suspensa”. Mais à frente, “barbatanas de tubarão” ondulam no tecto.

lake cave margaret river b 25 lake cave margaret river b 26 lake cave margaret river b 27

O lago é na verdade uma poça ou, quando muito, um charco estreito e pouco profundo. A temperatura do ar e da água é constante: 18ºC.

lake cave margaret river b 29 lake cave margaret river c 30

Related posts / Posts relacionados:

One thought on “Lake Cave: a gruta do laguinho

Comments are closed.