Lagarto de cauda curta (“Tiliqua rugosa”)

É inofensivo, mas o tamanho – e o aspecto –  impressiona: mede cerca de 29 centímetros (do focinho à cloaca) e pesa até 900 gramas. O nome mais popular é Bobtail (“cauda curta” ou “cauda cortada”) – Tiliqua rugosa -, mas tem muitos outros, como lagarto-de-língua-azul (Blue tongue lizard) ou lagarto-dorminhoco (Sleepy lizard). A língua é realmente azul e são, de facto, animais lentos que gostam de se aquecer ao sol.

bobtail-3 (1024x664)

O aspecto estranho da cauda tem o seu propósito: assemelhar-se à cabeça de maneira a confundir os predadores. A cauda serve também para armazenar gordura que é utlizada durante o período de dormência no Inverno.

bobtail-1 (1024x682)

No centro de recuperação de animais onde trabalhei existiam vários Bobtail (tanto em tratamento como a viver na propriedade), mas estes foram os primeiros que encontrei “cá fora” (e sabe bem não ter de os apanhar para poder limpar a “gaiola” nem ter de preparar-lhes comida).

bobtail-5 (1024x633)

A dieta do Bobtail é omnívora: come fruta, ervas, flores, insectos, caracóis…

bobtail-4 (1024x666)

A esperança média de vida na Natureza ronda os 12 anos. Muitos australianos mantêm Bobtails como animais de estimação e já se registaram casos de animais que vivem até aos 20 anos.

bobtail-2 (1024x682)

Related posts / Posts relacionados: