A oportunista Árvore de Natal australiana

Não é do tipo de se levar para casa e enfeitar, mas chama-se árvore-de-Natal-australiana-ocidental (Western Australian Christmas Tree) – Nuytsia floribunda. O nome deve-o ao facto de ser endémica da Austrália Ocidental e de florescer no início do Verão, o que, nesta parte do mundo, equivale ao período natalício.

Nuytsia floribunda 1

As flores têm um tom laranja vivo que se avista à distância e agrupam-se formando algo parecido com uma estrela de várias pontas.

Nuytsia floribunda 2 Nuytsia floribunda 3

Tudo aponta para que seriam óptimos ornamentos para decorar as ruas nesta quadra festiva, contudo é raro encontrar esta árvore no centro de Perth ou mesmo num qualquer jardim de uma vivenda.

Nuytsia floribunda 4 Nuytsia floribunda 5

Isto porque a espécie é hemiparasítica, ou seja, as suas raízes aderem às de outras plantas e roubam-lhes água e nutrientes (se olhar com mais atenção verá que nas fotos a N. floribunda encontra-se quase sempre no meio de outras árvores, embora consiga parasitar plantas num raio de 50 metros).

Nuytsia floribunda 6 Nuytsia floribunda 7

Assim, percebe-se que seja indesejada em jardins, pois além de lentamente matar outras plantas não distingue raízes de cabos eléctricos…

Nuytsia floribunda 8

Mede até 10 metros de altura.

Nuytsia floribunda 9

Related posts / Posts relacionados: