16 (+1) maneiras de ser Pata de Canguru

A primeira vez que vi uma destas flores foi num jardim privado. Fotografei-a porque gostei da cor, da forma e do aspecto aveludado. A segunda vez foi num jardim botânico onde, através das habituais placas de identificação, soube que se chamava Pata-de-Canguru (Kangaroo Paw).

kangaroo paw 1

A planta que estava identificada não era exactamente igual àquela de que me lembrava ter encontrado num jardim. Olhei-a de vários ângulos tentando descobrir qual das partes “seria” a pata de canguru. Como quem procura rostos em nuvens, encontrei a cabeça de um canguru, mas fiquei na dúvida quanto à pata: seriam só aqueles dedinhos na extremidade da flor? Seria a flor no seu todo?

kangaroo paw 2 kangaroo paw 3

No dia da visita ao Kings Park (Perth, Austrália) cheguei antes da hora marcada, pelo que dei um pequeno passeio. Num curto espaço de tempo encontrei quatro ou cinco flores baptizadas de Kangaroo Paw – umas amarelas, outras vermelhas ou verdes ou cor-de-laranja.

kangaroo paw 4 kangaroo paw 5 kangaroo paw 6 kangaroo paw 7

As descrições desta planta que encontro na net referem que deve o nome aos tais deditos e à forma curva da flor. Mas a história não fica por aqui.

kangaroo paw 8

Uma das horticultoras do Kings Park explicou-me que as flores são polinizadas por aves, nomeadamente por “comedores de néctar”  (honeyeaters), como este e este, em particular por wattlebirds (aves com penduricalhos na face). O wattlebird “enfia” a cabeça na flor para alcançar o néctar. Quando retira a cabeça, arrasta-a ao longo dos tais “deditos” e fica com uma “pata de canguru” desenhada na cabeça.

wattlebird

kangaroo paw a 10

Há 16 espécies de pata-de-canguru endémicas da Austrália Ocidental e pertencentes ao género Anigozanthos. E há mais uma, a pata-de-canguru-preta (Black Kangaroo Paw), que pertence ao género Macropidia e que também é endémica desta região.

black kangaroo paw

A “versão” preta é a menos resistente. Já as espécies do género Anigozanthos são muito usadas como plantas ornamentais na decoração de jardins.

kangaroo paw a 11

Neste género há versões de vários tamanhos: da pata-de-canguru-anã (Dwarf Kangaroo Paw), com 30 centímetros de altura, à pata-de-canguru-vermelha-grande (Big Red Kangaroo Paw), com 2 metros.

kangaroo paw a 12 kangaroo paw a 13

Related posts / Posts relacionados: