Coalas: clamídia e duas curiosidades

O coala (Phascolarctos cinereus) não existe em liberdade aqui na Austrália Ocidental, pelo que fotografei este exemplar no zoo de Perth.

koala 1

Começo pelas curiosidades. Sabe por que é que os coalas abraçam as árvores? Exacto, é para se “refrescarem”. A conclusão surgiu este ano através de investigadores da Universidade de Melbourne que publicaram os resultados aqui. A explicação é que a temperatura dos troncos das árvores é 9 graus centígrados inferior à dos peludos marsupiais.

koala 2

A outra curiosidade é um 2 em 1. Sabe quantas espécies de eucaliptos existem na Austrália? Cerca de 700. Destas, 600 fazem parte do habitat do coala, mas ele apenas consome folhas de 30 espécies.

koala 3 koala 4

A clamídia, doença sexualmente transmissível que também afecta os humanos (embora se trate de outra estirpe), é um dos factores que ameaça as populações de coalas. Estima-se que em determinadas áreas a doença afecte cerca de 90% dos animais. Causa infertilidade e cegueira, e pode mesmo levar à morte. Além da clamídia, os coalas estão em perigo devido à perda de habitat provocada pelos fogos florestais. No passado a espécie foi caçada de forma intensiva por causa da pele.

koala 5

A soma de todos estes factores levou a que, em 2012, o Governo Australiano classificasse a espécie como Vulnerável nos Estados de Queensland e Nova Gales do Sul.

koala 6

Related posts / Posts relacionados: