Aranha da teia dourada (“Nephila edulis”)

Aqui na Austrália há uma família de aranhas conhecida por Golden orb-weaving, isto é, aranhas que constróem teias arredondadas e douradas. São aranhas de grande dimensão, como esta Nephila edulis, que mede 23 milímetros (o macho mede apenas 6 mm).

Nephila edulis 1

Há várias curiosidades sobre esta espécie, como o nome – edulis -, que significa comestível (diz que, assada no espeto, é um pitéu para os lados da Nova Guiné…).

Nephila edulis 2

O nome comum revela outra particularidade: a teia dourada. Esta, além da bonita cor, é bastante forte, sustendo até impactos de pequenas aves. Tem cerca de 1 metro de diâmetro, mas os fios que a suportam medem até 8 metros. Quando se sente ameaçada a aranha abana a teia, fugindo a coberto do “estardalhaço” de reflexos dourados que confunde os predadores.

Nephila edulis 3 Nephila edulis 4 Nephila edulis 5

A N. edulis é bastante comum e não é perigosa para os humanos. É fácil de observar dado que passa o dia na teia. O minúsculo macho também vive nas extremidades da teia – aliás, meia dúzia deles ronda por ali -, na esperança de acasalar. Se conseguir, o mais provável é acabar como repasto para a fêmea.

Nephila edulis 6 Nephila edulis 7

A fêmea e os seus pretendentes não são os únicos habitantes da estrutura sedosa. De facto, várias pequenas aranhas prateadas mantêm uma relação simbiótica com a N. edulis: as primeiras alimentam-se dos inúmeros insectos capturados na teia e que são pequenos para a N. edulis, a qual beneficia dos serviços de limpeza das pequenas aranhas, que mantêm a teia limpa e livre de parasitas.

Nephila edulis 8 Nephila edulis 9 Nephila edulis a 10

Related posts / Posts relacionados: