A árvore (ainda) conhecida por “Blackboy”

É chocante, mas a verdade é que na Austrália, até 1967, os aspectos socio-culturais da vida dos aborígenes tratavam-se em departamentos destinados à administração da Flora, Fauna e Vida Selvagem.

xanthorrhoea 1 (533x800)

Nesse ano, a 27 de Maio, um referendo aprovado por larga maioria retirou da constituição a secção 127 que dizia: “Nos censos do número de pessoas da Commonwealth ou de um Estado ou de outra parte da Commonwealth, os indígenas aborígenes não serão contados” (In reckoning the numbers of the people of the Commonwealth, or of a State or other part of the Commonwealth, aboriginal natives shall not be counted”.

xanthorrhoea 2 (800x533)

Séculos de atrocidades para com os aborígenes deixaram marcas difíceis de apagar. Em Perth, a maioria dos homens aborígenes que vejo na rua têm grave problema de alcoolismo. Porventura a realidade será outra nas aldeias aborígenes, mas nesta cidade este povo está absolutamente desenquadrado.

xanthorrhoea 3 (800x533)

Acredito que muito se faz para integrar estas populações. Um pequeno sintoma dessa vontade é a tentativa de atribuir outro nome que não “Blackboy” (rapaz preto) à Xanthorrhoea, planta de crescimento muito lento (cerca de 30 anos até terem um tronco robusto; uma árvore de 5 metros terá entre 200 anos e 600 anos, dependendo das espécies), nativa da Austrália. Grasstree é um exemplo, mas quando oiço falar dela é sempre tratada por blackboy.

xanthorrhoea 4 (533x800)

Na origem do nome está a suposta semelhança da Xanthorrhoea com um jovem aborígene segurando uma lança. Esta será a enorme haste com pequenas flores que os aborígenes usam para pescar.

xanthorrhoea 5 (533x800)

Também usam o néctar das flores para produzir uma bebida doce, e a resina serve de “adesivo” para reparar utensílios e até os instrumentos tradicionais – os didgeridoos.

xanthorrhoea 6 (533x800)xanthorrhoea 7 (533x800)

Em floristas e em feiras vendem-se Xanthorrhoea com cerca de 10 anos de idade e 1,5 metros de altura. Parece que são caras, mas poderão não durar mais do que 3 anos se não forem colhidas com bastante solo em volta da raiz.

xanthorrhoea 8 (800x533)

Related posts / Posts relacionados: