A aranha “Aculepeira armida” e o seu intricado padrão

Sei muito pouco de aranhas, mas achei fascinante o padrão desta espécie e não resisti a partilhar. Julgo tratar-se da Aculepeira armida, conhecida por tecedeira-acuminada-mediterrânica ou por aranha-flor-de-carvalho-laranja.

Aculepeira armida, Herdade de Vale Gonçalinho, Castro Verde

Algumas características identificadoras da espécie são o abdómen estreito com uma risca central de cor amarela, laranja ou vermelha, que se vai estreitando à medida que se dirige para a parte posterior. A ladear esta risca está uma mancha branca, de contornos ondulados, a qual, por sua vez, é contornada por uma linha preta.

Como acontece em muitas espécies de aranhas, também esta apresenta dimorfismo sexual – os machos (8 a 9 mm) são mais pequenos do que as fêmeas (14-17 mm).

Prefere áreas expostas ao sol e ao vento, com arbustos e vegetação rasteira. É nessas plantas, ou em cercas, que constrói a teia.

Esta fica entre 0,5 a 1,5 metros do solo e, geralmente, a tecedeira-acuminada-mediterrânica “planta-se” no meio dela à espera das presas.

Os adultos surgem entre Maio e Setembro. A reprodução acontece no Verão, altura em que o “apetite” da fêmea (maior do que o macho) poderá perigar a sobrevivência do macho…

Related posts / Posts relacionados: