VIII Festival Internacional da Máscara Ibérica

De musgo ou de papel, de lata ou de cortiça, de lã ou com ossadas de animais, muitas foram as máscaras tradicionais ibéricas que percorreram a Rua do Ouro, em Lisboa, no dia 11 de Maio. A iniciativa fez parte do VIII Festival Máscara Ibérica, de 9 a 12 de Maio, evento de promoção turística que também incluiu concertos, mostra gastronómica e de artesanato.

Mas o ponto alto foi mesmo o desfile de Máscaras Ibéricas, no sábado à tarde, que contou com mais de 300 mascarados provenientes de 30 grupos de várias regiões da Península Ibérica. Entre muita música, cor e animação, os milhares de espectadores viajaram por tradições antigas, algumas que remontam à Idade Média, e viram como se festeja o Entrudo em regiões como Mogadouro, Góis, Zamora ou Cáceres.

Os Caretos de Podence não podiam faltar à festa, e lá “chocalharam” as moças que assistiam ao desfile, ainda que (e para o bem delas) com menos “força” do que aquela que empregam no Nordeste Transmontano.

De Zamora vieram “los atenazadores”, com as suas tenazes gigantes de madeira, sempre prontos a filar as crianças mais incautas.

“Los Hombres de Musgo”, de Salamanca, envergaram um dos factos mais originais da parada. A origem desta tradição remonta ao século XII, quando os habitantes de Béjar camuflaram-se com musgo e ao amanhecer conseguiram “furar” as defesas muçulmanas, recuperando o controlo da cidade.

Também presentes nesta iniciativa estiveram “Las Carantoñas de San Sebastián”, de Acehúche, Cáceres, a “Festa dos Velhos”, da aldeia de Bruçó, Mugadouro, os Caretos de Parada, Bragança, entre outros, além de um convidado especial: o Grupo Survakari, de Pernik, Bulgária.

A organização do certame pertenceu à Progestur (Associação para a Promoção, Gestão e Desenvolvimento do Turismo Cultural Português), em parceria com a Egeac (Empresa de gestão de equipamentos e animação cultural de Lisboa). O desfile começou no Terreiro do Paço e percorreu a Rua do Ouro até ao Rossio, onde estavam as tendas com as mostras de artesanato, vinhos e outras iguarias de Portugal e de Espanha.

Veja o resto das fotos:

Related posts / Posts relacionados: