“Quantas ovelhas são precisas para fazer uma camisola?”

Ontem, ao passar pelo Parque da Boba, Amadora, deparei-me com o já habitual rebanho de ovelhas que pasta naquela zona. Recordei que, há 20 ou 30 anos, outros rebanhos passeavam por Lisboa, nos terrenos onde agora se ergue o Centro Comercial Colombo. E depois lembrei-me do invulgar espectáculo que todos os anos ocorre em Madrid, quando milhares de ovelhas invadem as ruas da capital espanhola no início do Inverno, tradição com cerca de 800 anos.

Parque da Boba, Amadora

Finalmente – e a culpa deve ser deste tempo – lembrei-me do divertido e educativo livro ao qual roubei o título deste post, da autoria do jornalista britânico Paul Heiney (Academia do Livro, 2006). A obra reúne várias perguntas colocadas via internet ou telefone aos especialistas da Linha da Ciência, iniciativa do governo britânico com o objectivo de promover a cultura científica, mas que encerrou em 2003 por falta de verbas.

Parque da Boba, Amadora

Quanto à resposta à pergunta: “Se pensar que uma camisola pesa 250g e que obtemos 5kg de lá, em média, de cada ovelha (onde apenas serão utilizáveis 65%, já que o resto estará demasiado sujo), então obter-se-ão catorze camisolas de lã de uma única ovelha.”

Related posts / Posts relacionados: