Humor e criatividade em prol do ambiente

Alguns dos mais consagrados e famosos designers e criativos do mundo aceitaram o desafio da ONG Do the Green Thing e criaram 23 posters que apelam à acção contra as alterações climáticas. A ONG apresentou o primeiro poster no dia 1 de Março e, de então para cá, revela um por dia, até dia 23 de Março. Porquê esta data? Os posters são mais um veículo de promoção do evento Hora do Planeta que este ano decorre no próximo Domingo, 23 de Março, entre as 20:30 e as 21:30.

“Cut your shower short”, por Michael Bierut. Ao reduzir 2 minutos à duração do banho poupará 16.425 litros de água por ano.

Criada em 2007 pelo Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF), a Hora do Planeta apela a cidadãos e empresas de todo o mundo para que desliguem as luzes de casa ou do local de trabalho durante 60 minutos. O objectivo é alertar para a necessidade de agir contra o aquecimento global do planeta. No ano passado mais de 7.000 vilas e cidades de 152 países participaram nesta campanha, que contou com a adesão de centenas de milhões de cidadãos.

“From waste to wonderful”, por Mel Duarte. Para mais ideias de reutilização visite o site We Upcycle.

Entre os artistas convidados pela Do the Green Thing figuram nomes como Patrick Cox, criador do logotipo das olimpíadas londrinas, Tom Uglow, director criativo do Google, Eddie Opara, sócio da empresa de design Pentagram, e Sophie Thomas, directora de design da RSA – Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce.

“Plug out”, por Andy Ward. Espreite também este vídeo.

O poster divulgado hoje é da autoria do ilustrador Andy Ward. Com o título de Tune out, apela a uma vida menos “eléctrica” e mais conectada: “Quis mostrar que, para lá dos benefícios imediatos de desligar da corrente e de consumir menos electricidade, ao desconectarmo-nos da tecnologia podemos ligar-nos ao mundo que nos rodeia de uma maneira mais natural. Reconecte-se com a natureza, deslumbre-se com a beleza dela e actue a longo termo e em conjunto para alcançar mudanças”, aconselha o ilustrador.

“Turn it off properly”, por Joe Stephenson. Veja quanto pode poupar ao desligar os aparelhos eléctricos da corrente.

Os posters foram impressos em edições limitadas de 23 exemplares. Pode adquiri-los no site da Do the Green Thing, onde também encontra sete simples acções para uma vida mais ecológica, e mais amiga da sua carteira.

“No to mineral, yes to tap”, por Andrew Rae. “Mais de 25% da água engarrafada provem de reservatórios municipais, tal como a água da torneira”.

Related posts / Posts relacionados: