Conservação do priolo em risco

O priolo (Pyrrhula murina) é a ave canora mais ameaçada da Europa e existe apenas na Serra da Trunqueira, na ilha de S. Miguel, Açores. No início do século XX era abundante, mas a perseguição movida pelos agricultores, descontentes com o apetite do pássaro por flores de laranjeira, e a perda de habitat provocaram fortes danos na população. Assim, à entrada do século XXI, existiam menos de 140 priolos e a espécie tinha estatuto de Criticamente em Perigo de extinção. Na última década, e por acção da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea), os números do priolo subiram para cerca de 1.000 indivíduos. Como?

Foto: Spea

A Spea recuperou 250 hectares (área de cerca de 250 campos de futebol) da floresta laurissilva onde a pequena ave – mede cerca de 15 centímetros – habita, o que implicou a remoção de plantas exóticas e a plantação de mais de 150.000 espécies endémicas ou nativas. Este trabalho hercúleo gerou 20 postos de trabalho directos, contribuindo assim para a economia local, a qual também beneficiou com a inclusão das Terras do priolo na Carta Europeia de Turismo Sustentável e com a criação do Centro Ambiental do Priolo, visitado anualmente por 1.500 estudantes e por 3.000 turistas.

Actualmente o priolo goza de um estatuto de conservação mais favorável – Em Perigo –, mas ainda preocupante. O pior é que a conservação da espécie está em causa porque a principal fonte de financiamento – o programa LIFE – está a terminar.

Ilustração: Joseph Wolf (1820-1899)

Assim, a Spea lançou uma campanha de crowdfunding com o objectivo de angariar 21.600 euros até ao final de Fevereiro, valor que possibilitará a continuidade do projecto. A iniciativa “Vamos preservar o priolo” (“Let’s preserve the Azores Bullfinch”) decorre online, na plataforma norte-americana de crowdfunding Indiegogo, e conta com o apoio da Aidnature, que produziu o vídeo promocional, e com o portal Naturlink, que assegura a divulgação.

Para saber mais sobre a espécie veja este pequeno filme.

Related posts / Posts relacionados: