Nova espécie de baleia

É a baleia mais rara do mundo, dá pelo nome de Mesoplodon traversii (spade-tooth beaked whale – baleia-de-bico), e foi descrita pela primeira vez este mês, na revista Current Biology. A descoberta de um cetáceo em pleno século XXI é um facto incrível, mas não é surpreendente, pois ainda há muito por descobrir na vasta imensidão do mar (esse “terreno” hostil para os humanos, que ocupa mais de 70% da superfície do planeta).

Os dois espécimes que permitiram o conhecimento mais aprofundado da Mesoplodon traversii – uma fêmea com 5,3 metros e um macho com 3,5 metros – deram à costa na Nova Zelândia, em Dezembro de 2010. Os cientistas julgaram tratar-se de exemplares de baleia-de-bico-de-gray (Mesoplodon grayi), engano desfeito pelas subsequentes análises de ADN.

Macho de Mesoplodon traversii, Opape Beach, Nova Zelândia (2010). Foto: New Zealand Department of Conservation

Até então, indícios de que a espécie existia resumiam-se a uma mandíbula de um macho encontrada em 1872, nas Ilhas Chatham, Nova Zelândia, e a dois crânios sem mandíbulas, um recolhido nos anos 50 do século passado na Ilha White, Nova Zelândia, e outro descoberto na Ilha Robinson Crusoé, Chile, em 1986.

Foto: Current Biology

É frequente as baleias darem à costa na Nova Zelândia. Este país, em cujas águas existem 13 espécies de baleias-de-bico, possui um sistema integrado de monitorização destes acontecimentos. O público informa o Departamento de Conservação que, depois de auxiliar os cetáceos e em conjunto com o Museum of New Zealand Te Papa Tongarewa, regista a ocorrência. Também recolhem amostras de tecidos que são devidamente preservadas no New Zealand Cetacean Tissue Archive. “Esta estratégia de longo prazo implica a colaboração entre populações indígenas e cientistas nas universidades, e resultou numa base de dados sobre espécimes e registos de espécies raras nos últimos 20 anos”, lê-se no artigo publicado na Current Biology. Os avanços nas tecnologias de análise de ADN permitiram confirmar a identidade da nova espécie.

 

 

Related posts / Posts relacionados:

Comments are closed.